NAVIGATION

Que tal conhecer a cidade de bicicleta?!

Que tal conhecer a cidade de bicicleta?!

Por Fábio Barbosa

Santarém é um dos destinos turísticos mais importantes da Amazônia. Nossas belezas naturais encantam e atraem brasileiros e estrangeiros para este pedacinho de floresta que realmente tem muito a oferecer aos visitantes. Desde o ano passado, ao criar o meu blog, o diariodofb.com, resolvi visitar nossos atrativos e conhecer mais sobre a história e a importância de cada um deles. Mas o passeio poderia ficar mais divertido e em uma bicicleta, consegui aliar turismo e atividade física, uma boa né?!

Não é fácil sair pedalando por aí. Requer certo preparo, mas nada que não possa ser aprendido e exercitado. A princípio não tinha uma bike, mas quem tem amigos, tem tudo! Então a “rainha do pedal santareno”, Safira Caldas, amiga dos tempos de ensino médio, emprestou a Black Stone (sim, a bicicleta tem nome!), para estas aventuras sobre duas rodas. Um dos primeiros lugares que visitei foi o Parque da Cidade, que possui uma pista para pedal e sem dúvida, é o nosso oásis no centro do crescimento vertical de Santarém. A partir daí, vieram passeios para a orla da cidade, com direito ao privilégio de ver o pôr do sol. Para o Mirante do Tapajós, com força nas pernas para encarar a ladeira, mas com a recompensa ver os rios Tapajós e Amazonas de camarote. Visitei também o aeroporto, seguindo pela Rodovia Fernando Guilhon e contemplando a paisagem exuberante que mostra o Lago do Juá e uma visão que normalmente não conseguimos ter estando em um carro.

Mas a aventura que considero ser o ápice desse divertido tour de bike, foi conhecer a Serra do Saubal. Para quem não sabe, essa Área de Proteção Ambiental (APA) fica na Nova República e no final da Avenida Sérgio Henn. A maioria a chama de “Serra da Embratel”, por causa das torres que estão localizadas lá no alto. Encontrei outros aventureiros que também gostam de pedalar e tirar fotos, então criamos um grupo e começamos a planejar a subida da serra. Percorremos quase 7 km do Parque da Cidade até o nosso destino, enfrentando uma ciclofaixa cheia de areia, ruas onde só passa uma bicicleta por vez e a ladeira, com restos de asfalto, que nos conduz até a melhor vista da cidade. Que paisagem bonita! Conseguimos ver Santarém de um ângulo novo, pouco conhecido e sim, surpreendente. Valeu cada pedalada!

A ideia é a partir de agora descobrir outros lugares, novos atrativos turísticos que possam ser feitos de bicicleta ou mesmo caminhando. Acredite, é uma boa alternativa de diversão, conhecendo e valorizando nossas belezas, cuidando do meio ambiente e ainda garantindo fotos incríveis para o Facebook ou Instagram. E aí, vamos pedalar?!

Deixe uma resposta

Top